terça-feira, 16 de agosto de 2011

Receitinha - cupcake de baunilha e chocolate sem lactose

Por Flávia Cox, @cupdelicious


Eu não sabia que era tão comum pessoas com intolerância à lactose, que não podem digerir leite e seus derivados. Na verdade, até a sobrinha do meu marido ter isso, eu nem sabia que isso existia, mas depois que fiquei sabendo do caso dela, reparei que em quase toda família alguém tem ou conhece pessoas com esse problema. Problema? Até poderia ser problema antigamente, mas hoje em dia com essa variedade de produtos de soja, a vida para essas pessoas ficou muito mais fácil.

Claro que não é em qualquer lugar que se acha e o preço é um pouco maior do que dos produtos com leite comum, mas vale muito a pena. Na rede de supermercados Pão de Açúcar você encontra bastante coisa.


Agora, já imaginou uma criança de 2 aninhos não poder comer nenhum bolo e nenhum docinho nas festas de aniversário dos amiguinhos e na própria festinha, pois tudo leva leite e manteiga?

Foi pensando na felicidade dessa criança que resolvi testar uma receita de cupcake de baunilha com chocolate, que provavelmente serve para bolo normal também, sem lactose. Receita testada e aprovadíssima pela sobrinha do meu marido e pelos irmãos e pais dela que também se deliciaram.


Cupcake de baunilha e Chocolate, sem Lactose

Para a Massa

  • 4 ovos
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de maizena
  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo (usei o de canola)
  • 1 c.s. fermento em pó

Bata todos os ingredientes, menos o fermento em pó, no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Misture o fermento delicadamente com um fuet. Preencha as forminhas de papel de cupcake e leve ao forno médio preaquecido por mais ou menos 25 minutos ou até o palito sair limpo. Cuidado para encher as forminhas só até a metade, pois a massa cresce bastante! Quando tirar do forno, deixe esfriar em uma grade. Coloque a cobertura de ganache quando a massa estiver totalmente fria.

Para o Ganache de Chocolate
  • 200g de creme de leite de soja (usei o da Batavo que vem na caixinha)
  • 200g de chocolate sem lactose (usei o ChocoSoy)
Triture o chocolate no processador e separe em uma tigela de vidro não muito grande e que seja um pouco alta. Em uma panela, aqueça o creme de leite e quando ele começar a ferver, tire do fogo e jogue sobre o chocolate triturado. Tampe e deixe 1 minuto fechado até o chocolate ficar bem mole com o calor do creme. Vá mexendo com uma espátula de silicone do meio para as laterais até ficar um creme brilhante e homogêneo. Deixe esfriar e coloque no saco de confeitar para poder utilizar.

2 torrões de açúcar:

Angela Trabachini disse...

Vai ficar muito bom, saudades desses cupcakes... sexta vou fazer alguns aqui ^^

Paula Mello disse...

Meninas, que delícia de blog... Noossa quanta coisa boa e que energia!!

Conheci a Lu e agora estou aqui, oferecendo também a minha Cozinha para o que der e vier.

beijo

 

Blog Template by YummyLolly.com