terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Bolo Fake



Por Fernanda F. Lopes, @fernandasflopes


Sinônimos para Bolo Fake: Bolo Artístico, Bolo de Isopor, Bolo de Mentira, Bolo Falso, Bolo Fantasia, Bolo para Cerimonial...

Hoje é muito comum substituir o bolo verdadeiro (com massa, calda, recheio e cobertura) pelo bolo falso (o conhecido Bolo Fake) nas mesas de eventos como casamentos, festas de 15 anos, feiras, exposições e festas em geral.

Esses Bolos Fake (com estrutura de isopor, cobertura e decoração feitos em pasta americana ... e até existem profissionais que usam o biscuit) são usados para montar “O Bolo dos Sonhos” de noivas, debutantes e cerimonialistas por exemplo.

Muitas vezes, pode acontecer que “O Bolo dos Sonhos” seja inviável de ser confeccionado ou que permaneça perfeito e intacto durante todo o período da festa ou do evento (seja por causa da estrutura, do peso, do tamanho, do transporte, da durabilidade ou por outro motivo qualquer). Eis alguns dos motivos para que esses bolos sejam escolhidos.

Servem para decoração da mesa e para serem fotografados (ficarão sempre perfeitos na mesa e nas fotos!) ... e na cozinha haverá o chamado “Bolo de Corte”, que será servido aos convidados (esse bolo é de verdade!).

O Bolo Fake pode ser vendido diretamente para o cliente e buffet ou até mesmo ser alugado.

Valores: geralmente o bolo fake custa 50% do que custaria um bolo verdadeiro, ou seja, se o quilo do seu bolo verdadeiro custa R$100,00, o bolo fake custará R$50,00. Isso depende muito do tipo de decoração e também da região em que você trabalha.

Uma dica: cobrar 50% de sinal (no ato da encomenda) e 50% no ato da entrega do bolo fake. E é sempre aconselhável fechar um contrato previamente com seu cliente (como mencionado em posts anteriores), assim, tudo o que for combinado, estará escrito e assinado por ambos.

Para quem aluga o bolo fake, existe os preços de primeira e de segunda locação (sinceramente, o melhor mesmo é personalizar o seu trabalho e fazer um bolo para cada cliente ... ele se sentirá especial e exclusivo ... isso faz toda a diferença no atendimento e na qualidade do seu produto ... mas cada profissional escolhe a sua melhor maneira de trabalhar).

O que quero deixar registrado aqui é: Fazer Bolo é uma Arte Deliciosa, que exige dedicação, criatividade, talento, carinho e muito amor pela profissão ... então, mãos à obra!

Excelente trabalho à todas e muito sucesso!!!


6 torrões de açúcar:

Fernanda Soldati F. Lopes disse...

Meninas Doceiras ...

É com muito carinho e com minha enorme admiração que me encorajei e resolvi escrever este post para vocês.

Espero que seja útil ao trabalho de cada uma de nós, doceiras e que esclareça algumas dúvidas à quem tiver.

Agradeço à vocês pelas dicas, pelos posts escritos por quem entende do que fala e fala com propriedade do assunto: Doces e Bolos Decorados, nossa deliciosa e ao mesmo tempo árdua profissão.

Obrigada pelo espaço ... espero que tenham gostado do que escrevi (fiz com muito carinho e com minha limitada sabedoria, pois sei que tenho muito à aprender e crescer ... conto com vocês para trocar idéias e uma ajudando a outra, acredito que assim poderemos ir muito mais longe!).

Beijos,

Fê de FLopes.

DELICIANDO disse...

Fê, eu adorei o post!
Nunca fiz este tipo de bolo, mas é sempre bom conhecer como trabalhar com ele, principalmente, saber como cobrá-lo pq as pessoas tem a ideia que deva ser suuuuuper barato porque não é comestível e esquecem que gastamos material de qualquer forma, né?
Obrigada pelas dicas.

bjs

Doçura de Brigadeiro disse...

Que capricho! Pena que esse é só pra olhar hehehe Bjos

ENCANTARTE Culinaria e arte em EVA disse...

Olá!!Meninas Doceiras!!! Que cantinho maravilhoso!!! Parabens a todas!!! E obrigada por tanta informação!!! Beijos!!! FLOR.
http//encantarteculinariaearte.blogspot.com//

Be SweetLi disse...

Parabéns pelo blog..Muitas informações uteis.. mal posso esperar pelo próximo post.. beijos Ligia

Paula disse...

Ola mulherada! Vim convidá-las a participar do sorteio na Cozinha, é o primeiro!!

Beijos

 

Blog Template by YummyLolly.com