segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Divulgando seu trabalho na rede - por onde começar?




Por Luciana D'agosto, @docesdalu 

Costumo dizer que profissionais do açúcar são polivalentes.
Além do talento e dedicação, é necessário saber calcular custos, entender um pouquinho de finanças, ter noções básicas de logística e conhecer um pouco de marketing.  Afinal, somos artistas e empresários. Por isso é fundamental conhecer muito bem  o nosso negócio.
Acredito que o marketing seja essencial para quem está iniciando e para quem já está há muitos anos no mercado. Afinal, quem não aparece não se estabelece. Propaganda é a alma do negócio!
Mas, por onde começar?
Existem várias formas de divulgação: anúncios em revistas, jornais de bairro, panfletagem, participação em feiras e bazares, distribuição de cartões para vizinhos e conhecidos, parcerias com buffets e cerimonialistas, internet.
Como nosso objetivo é sempre obter o melhor custo x benefício, analise bem antes de veicular uma propaganda. Anúncios em revistas, por exemplo, costumam ser bem caros e o retorno é muito pequeno ou mesmo inexistente.
Dentre as várias formas de divulgação, a internet é a que apresenta o melhor custo x benefício.
É possível aparecer a custo zero!
E como aparecer se sou apenas um em um milhão?
Aqui vão algumas dicas de quem utiliza a internet como única fonte de divulgação.  

1.Monte um blog ou um site.
Na minha modesta opinião de usuária, sugiro a criação de um blog. Sou completamente leiga em programação mas acho a linguagem do blog muito fácil e amigável. O blog é muito interativo e é possível atualizá-lo facilmente. Sempre digo que, se eu consegui criar um blog, qualquer um consegue.

Você pode criar um blog gratuitamente pelo Blogspot ou Wordpress. (www.blogspot.com) (www.wordpress.com)

A partir do momento que você cria um blog ou um site, você já tem um endereço virtual, uma referência, uma VITRINE VIRTUAL.

E essa VITRINE VIRTUAL será utilizada para expor os SEUS PRODUTOS.

Para que seus clientes entrem em contato com você, é muito importante colocar em seu blog todas as informações necessárias: seu nome, e-mail e telefone.

Também é importante que o seu blog seja limpo, claro e objetivo para facilitar a consulta dos seus clientes.

 2. Participe das redes sociais 
Twitter, Facebook e Orkut são poderosas ferramentas de divulgação.Utilize-as de forma inteligente para aparecer e divulgar seu trabalho.

3.  Seja gentil e cordial

Na internet vale a política da boa vizinhança.
A internet é feita por pessoas. Por isso, é muito importante ser educado  e cordial. Você não precisa gostar de todo mundo, mas tem a obrigação de ser um bom vizinho.

Elogie sinceramente, faça apenas críticas construtivas, seja humilde,  não denigra o trabalho de ninguém. Ajude seus “vizinhos” quando eles precisarem. Essa é uma característica muito forte do grupo das Doceiras Twitteiras. Quem ajuda é ajudado.

Deixe comentários bacanas e relevantes nos blogs que você frequenta. Essa é uma forma de gentileza e também de aparecer. Muitas pessoas irão ler seu comentário e saber quem é você.

4. Não tenha medo da concorrência

Existe mercado para todo mundo. Por isso, não tenha medo de se mostrar e apresentar seus produtos.

Ninguém se estabelece da noite para o dia.
Para tudo na vida existe um processo.

5. Não copie o trabalho alheio.  Seja HONESTO

Jamais utilize aquele recurso tão manjado e abominável que é o COPY + PASTE.
 Não vale expor os produtos dos outros como sendo seus. Isso é caracterizado como falsidade ideológica, ou seja, CRIME!

Muito já foi falado sobre isso. Mas, infelizmente, muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade desse ato tão “ inocente”.

Nossa amiga Cynthia Goetz (http://www.facebook.com/cynthia.goetz2) escreveu sobre isso em seu blog. Lá ela cita o artigo sobre Direitos Autorais. Vale a pena ler http://receitasdacyn.blogspot.com/2011/05/lei-de-direitos-autorais.html

Eu também já falei sobre isso. Infelizmente, esse é um assunto recorrente. http://lucianadagosto.blogspot.com/2011/03/plagio-copia-pirataria-crime.html

Mas como vou divulgar meu trabalho na internet  se não tenho fotos dos meus produtos?

Comece a tirar fotos dos SEUS TRABALHOS e vá montando seu portfólio aos poucos. Nunca “utilize” fotos de outras pessoas apenas para “ilustrar” seu blog, orkut, facebook ou flickr.  Não adianta nada fazer volume e encher sua vitrine de produtos que depois você não conseguirá reproduzir caso algum cliente faça a encomenda.

Quem se apodera de fotos é rapidamente desmascarado e “queimado” na internet. Nós, Doceiras Twitteiras, estamos muito atentas. Melhor não correr o risco, não é mesmo?

Sempre me pergunto porque as pessoas insistem em copiar fotos dos trabalhos dos outros.
Alguém anda com a foto do filho do outro na carteira dizendo que é seu?
Claro que não! Temos orgulho dos nosso filhos!

Alguém “pega emprestado” o cachorrinho do outro para dar uma voltinha?
Claro que não! Adoramos nossos cãezinhos!

Tenha orgulho do SEU TRABALHO.

Ninguém nasce sabendo.
Nos aperfeiçoamos a cada dia, em cada trabalho.

Por isso, tirar suas próprias fotos e fazer seu portfólio vai além da divulgação. Mostra a evolução natural do seu trabalho.

Crescer honestamente não tem preço!

12 torrões de açúcar:

Paula Secheusk disse...

Olá Paula,

Primeiramente parabéns pelos seus trabalhos. São maravilhosos.

Adorei todas as dicas compartilhadas.
São todas de grande valia com certeza.

Muito obrigada,
Paula

Barbara Bittencourt disse...

Adorei o artigo. Já vi muita gente agindo desonestamente e isso é lamentável.

Vou escrever um artigo em breve sobre isso e gostaria de saber se poderia citar seu blog como exemplo. Beijos e obrigada!

Barbara Bittencourt

Andrea Zakarewicz disse...

Os posts estão incríveis!! Me sinto honrada por fazer parte de um grupo tão bacana! Muito sucesso pra todas nós!!

Andréia Bender disse...

Eu comecei divulgando no facebook,orkut e twitter, depois fiz um blog que aos poucos estou vou construindo, e ontem fiz panfletos e cartões,exatamente as dicas de vcs!
Mas antes de tudo isso fiz demonstrações,dei de presentes em alguns lugares meus doces ,ontem entreguei 1 torta na secretaria de educação da minha cidade onde tenho amigas que divulgam meu trabalho,pessoal que comeu adorou e sei que terei encomendas pra semana que vem!
Nada como o boca a boca pra divulgar.
Sigo vcs no meu blog,bjs
Andréia Bender

Vera Figueredo disse...

Mais um ótimo artigo escrito para esse blog q esta se tornando um manual de sobrevivencia para todas as doceiras.Me sinto muito grata e honrrada em fazer parte desse grupo.

Karin Ramos disse...

Amei esse post!! Só quem já foi vítima de "surrupiadores" de fotos no mundo virtual, sabe o enrrosco que é!! Bela dica!! Beijokas açucaradas!!!
@karinramoscake

Maristela disse...

Quero fazer parte das doceiras twitteiras, já estou providenciando um blog e divulguei no meu face....quero participar de encontros, idéias, adorei...

Graziela Oliveira disse...

Sou nova por aqui e estou amando tudo!!! Olha só, já fui vítima várias vezes de fotos roubadas... Na maioria consegui q retirassem do site sem maiores problemas, mas um deles, além de roubar minhas fotos, fez associou a termos pejorativos... vou uma complicação só... Fico muito triste com isso, porque já fiz bolos, cupcakes, doces, etc, só pra treinar a decoração, testas uma receita, ter uma foto a mais... E nunca peguei fotos de ninguém... Já gastei caixas de pasta americana, ingredientes e etc... Mas é errando q se aprende, não é mesmo?
Complicado esse nosso mundo, mas o q importa é não desanimar nunca!!! Amo o q faço! Obrigada por tantas dicas incríveis!! Bjãooo

margareth disse...

http://boloslabelle.blogspot.com/2010/06/blog-post_6669.html#comment-form
olha nesse link ai que achei ta cheio de bolos dos outros,essa pessoa nem viu a marca dagua nas imagens copio e nem quis saber de nada, que coisa mais feia

Cheiro de Doce Biscoitos disse...

Perfeito !!!

Doce Sabor de Brigadeiro disse...

Olá meninas, eu estou começando agora e fazendo pesquisas na Net, achei vcs, paabéns pelo blog e pelas ótimas dicas, já estou utilizando muitas delas e tbm colei o selinho de vs no meu blog, um grande abraço a todas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 

Blog Template by YummyLolly.com