quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A importância do Feedback



Por Vera Figueiredo, @VeraFigueiredo

 


A essa altura você já sabe fazer o cálculo do bolo que seu cliente vai precisar, quanto vai cobrar e como divulgar.
Mas você realmente sabe quais são os pontos fortes e fracos do seu trabalho?
Um dia li uma frase que achei de extrema importância para todos que resolvem se lançar em um empreendimento: ”Finanças, marketing, estratégia, tudo muito importante. Mas o que realmente faz a diferença são as pessoas”
O Feedback te faz evoluir em seu trabalho, além de valorizar a opinião  do seu cliente. É uma das ferramentas mais importantes que você deve dispor.
É importante a cada entrega de produto saber qual foi a impressão que seu cliente teve.
Pergunte ao seu cliente:

  • Como o cliente chegou a você?
  • O produto atendeu as expectativas?
  • Houve inconvenientes e defeitos?
    • Compraria este produto de novo? Por que, ou por que não?
    • Indicaria seu produto?

Você deve ouvir o que a pessoa tem a dizer tendo a consciência de que uma perspectiva diferente pode parecer estranha no primeiro momento, mas tenha sempre em mente que qualquer opinião será um aprendizado útil.
Principalmente críticas negativas devem ser encaradas dessa forma para que o orgulho não te leve a um estado de defensiva e a uma batalha de opiniões, enquanto a idéia é receber contribuição.
Ao final sempre agradeça e leve alguma coisa em consideração sobre o que foi dito. Isso fará com que a experiência seja boa para ambos, a quem recebe e a quem dá o feedback.


Boa sorte!

9 torrões de açúcar:

michele pazo disse...

Acho isso MUITO importante. Sempre ligo ou mando o email para meus clientes, sabendo se tudo estava certinho. Isso mostra também, a nossa preocupação em fazer um bom trabalho e não apenas fazer o bolo e entregar.

Marcia Pedosa disse...

Concordo com vc da importância da satisfação co cliente... Que bom que vc se preocupa com a satisfação do cliente sob a ótica de que ele esteja feliz e não somente sob a ótica de que vc não teve problemas quanto aquele trabalho... Creio que quando fazemos nosso trabalho com amor e dedicação, raramente iremos nos arrepender, apesar de alguns contratempos..Parabéns pelo Blog e pelo seu trabalho que sem dúvida é maravilhoso...

Karin Ramos disse...

Também faço questão de ligar e perguntar se gostou, o que achou... Acho isso muito importante! No ínicio do meu trabalho recebi um crítica e que me ajudou mudou a não repetí-la mais!! Creio que os elogios são essenciais, mais as criticas construtivas, mais ainda, pois enriquecem nosso trabalho!!
Bjk açucarada!

Mercês Mello disse...

Engraçado é que eu SEMPRE procuro um feedback do meu cliente.Por vezes, até fico um tanto quento "chata", pois no momento da entrega eu peço para me darem retorno. Se demoram muito, eu ligo, mando e-mail, SMS...

Acho extremamente importante elogios e críticas, pois não vejo outra forma de melhorar meu trabalho a cada dia.

Fabiola - Cake Designer disse...

Meninas, estou aproveitando este espaço para perguntar sobre o grupo no face... Ele acabou? Ninguém me falou nada ... snifff... Se alguém puder me falar segue meu email: makecake.fabiola@gmail.com...
Obrigada

Cookie disse...

Oi Fabiola,
O grupo do FB agora se chama Facebook Doce, procura lá que as meninas te adicionam.

bj

Katarina disse...

Oi doceiras Twitteiras!
Inclui o logo com link no meu site, depois se puderem, visitem:

arquitetadobolo.blogspot.com


Gostei bastante desse post sobre feedback, estou começando nesse ramo de bolos decorados e confeitaria artesanal e estou gostando bastante desse blog!
Tive um feedback bem ruim de um dos primeiros bolos que fiz, para testar (era para familia), e fiquei muito triste no começo, depois aproveitei para me melhorar! é assim....
bjos

Fabiola - Cake Designer disse...

Obrigada Cookie. Estou fazendo agorinha mesmo. Ai, que bom...adoro este grupo. Bjs doces.

Doces abobrinhas disse...

Amei doce e twitter.... To dentro, faco cupcakes twittando, rs.... Nao achei o linkpara t seguir no twitter!!
Um bj doce e apareca nas abobrinhas
Roberta
www.docesabobrinhas.com

 

Blog Template by YummyLolly.com