segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Quanto Vale o Show? - Como lidar com descontos e formas de pagamento

Por Cris Parga, @bdebolo
Daí que você aprendeu a calcular direitinho qual o valor ideal pros seus produtos, graças ao post maravilhoso da @docesdalu. Agora é só produzir, vender, e nunca mais ter que explicar porque cobra valor R$X, certo? Ledo engano, minhazamiga… 

Por mais que vc esteja com a conta na ponta do lápis e saiba exatamente como chegou naquele valor, sempre vai ter cliente pechincheiro. Eu divido esse espécime em três grupos:

  • Os que pechincham porque gostaram mesmo do seu trabalho, mas que no momento estão meio desprevenidos de grana (infelizmente, esses são a minoria);
  • Os que pechincham simplesmente pq têm esse péssimo hábito, de sempre, eu disse SEMPRE perguntar se não dá pra "melhorar um pouquinho esse preço";
  • E por fim, aqueles que pechincham por achar que o produto que vc vende não vale realmente aquilo tudo que vc está cobrando…
É sobre esses últimos que eu quero falar hoje… 
Essa semana eu recebi três emails pedindo desconto. Dois deles pediam, além do desconto, pagamento pra 30 dias depois da entrega. Um desses emails veio de uma cliente reincidente, já fez dois bolos comigo, ou seja, ela já sabe o meu preço, já pagou antes, mas sempre chorando um descontinho… 

Vou transcrever um pedacinho da resposta que dei a esse email:

"Quanto aos valores e prazos…
Você me pediu duas coisas que não convivem bem na mesma frase… Desconto e prazo pra pagamento… Rs
No caso do desconto, o complicado é que ao comprar material não consigo desconto com meus fornecedores, pra fazer um trabalho específico… Então se gasto a mesma coisa, o desconto tem que sair do meu trabalho… Das noites que eu passo sem dormir modelando bichinhos, das horas que eu levo pra ir comprar material e voltar de ônibus carregando 15kg de pasta e tábuas, das dores nos braços e nas pernas no final do domingo, dos fins de semana que eu não passo com minha família pq tô trabalhando… 
Claro que essa foi a minha escolha e não posso culpar ninguém por ela; muito pelo contrário, gosto muito do que eu faço, mas acho que isso tem um preço, e qualquer coisa que eu precise "descontar" em cima disso é desrespeitar o conjunto de tudo que falei.
Espero que vc compreenda que fidelizar o cliente é muito importante pra mim, claro! Mas respeitar o valor mínimo que meu trabalho merece também é… "

Não é assim que funciona?? Quantas e quantas vezes ouvi meu marido ou minha mãe falando que seja lá qual foi o preço que pagaram pelo que eu estava fazendo não valia a pena? Quantas vezes desmontei uma modelagem inteira por causa de um detalhezinho minúsculo que só eu sabia que existia?? Isso é o que diferencia um profissional do outro, isso que torna nosso produto final atraente, e convenhamos: foi isso que fez nossa ilustre cliente se interessar pelo nosso trabalho!

Outro ponto que vale a reflexão: quando um vendedor de loja te fala quais são as formas de pagamento praticadas vc tenta negociar uma forma diferente, que beneficia somente a vc? Não né? Com o nosso trabalho tem que ser do mesmo jeito! Aqui é assim: só reservo a data mediante depósito de 50% do valor total. O restante, até o dia da entrega. E isso é falado desde o primeiro email que envio, ou na primeira ligação, e por via das dúvidas, está no meu blog também. Combinado não sai caro, gente!

Então, cara doceira, se vc é dessas que vive recebendo esse tipo de email camarada, e não sabe #comolidar de forma phyna e elegante, segue um pequeno FAQ, garimpado nas muitas respostas que já enviei… Se não der pra ajudar, pelo menos vai servir pra divertir! :)

* Tem como melhorar esse preço não?
Infelizmente não. (Punto e basta! Não há necessidade de ficar explicando seus motivos, a menos que a freguesa pergunte…)

* Poxa, tudo isso??? Mas eu vi nãoseionde por R$tudoisso/2!!!
É mesmo? Que preço ótimo! Infelizmente da forma que eu trabalho, com os materiais que eu uso, não consigo chegar nesse valor…

* Posso te dar 50% no dia da entrega e os outros 50% com cheque pré pra 30 dias?
Posso te entregar 50% do bolo na data marcada e os outros 50% 30 dias depois? :O

* Tem desconto pra pagamento à vista?
Sim, 5% - desde que o pagamento integral seja efetuado na reserva, com um intervalo de pelo menos um mês de antecedência da data de entrega 

* Se eu aumentar o tamanho do bolo (ou a quantidade de cupcakes, doces etc) esse valor diminui?
(sinceramente, nunca entendi esse raciocínio… Quanto maior o bolo mais material eu gasto, mais trabalho ele me dá, mais tempo ele me toma. Se tudo é mais, pq o preço seria menos??? Isso funciona bem em gráficas, mas com bolo não é bem assim não…)

Brincadeiras à parte, sejam sempre sinceras em todas as negociações que fizerem, respeitem o esforço e a qualidade do seu trabalho e faça com que os outros respeitem também. Por mais incrível que possa parecer, 90% dessas que pechincharam fecharam, pelo preço que eu cobrei, sem descontos. E algumas já voltaram pra fazer outros bolos.
Não tenham medo de perder cliente! Lembrem-se que isso é uma relação de compra e venda, não é favor. Com qualidade, sinceridade e transparência, até o cliente pechincheiro vai reconhecer que seu trabalho vale cada centavo!

13 torrões de açúcar:

Maria Pia disse...

Disse tudo amiga! Adorei seu texto! Beijo, Pia

Vera Figueredo disse...

Mais uma vez uma ótima lição.
Mais uma aula q foi dada de graça e com certeza será muito bem aproveitada por quem quer seguir seriamente na profissão!

Fran disse...

Perfeito! Ótimo texto! A última, que pergunta de aumentar a quantidade tem desconto, costumo dizer que não somos fábricas. Não temos linha de produção. Que quanto maior a quantidade, como vc mesma disse, maior meu trabalho! Então não, nãoi tem como dar desconto. Vivo respondendo esse "infelizmente não"... rsrsrsrsrs

Karin Ramos disse...

Confesso que já deixei de fazer bolo porque acharam caro!!
Cupcakes então? Elas querem um mundo de coisas em cima de um único bolinho, e acham caro qdo digo o preço, e convenhamos, quem decora, sabe que qto menor mais trabalho dá!
...Esse post está divertido!!
Primeiro é que, com essa onda de tortas à R$ 40,00 padronizadas que algumas confeitarias fazem, as pessoas acham que nossos bolos, feitos com bons ingredientes e com horas do nosso dia dedicados à eles, podem sair no mesmo preço! Também já escutei muita coisa e um dia falei pra uma pessoa: No preço que vc quer, é mais fácil comprar uma torta da Parme!! (Parme é um pizzaria/restaurante que tem tudo aqui no RJ!)
Mas como da amiga que escreveu o post, quem chorou pechinchando, já comprou!!!

Um beijo e gostaria de saber como faço pra me juntar a esse grupo?

Ana Maria disse...

Caramba.... já fui quase apedrejada no orkut qdo coloquei esse raciocínio do mais por menos... Tb nunca entendi pq só vejo o mais... mais trabalho, mais ingredientes, mais tempo... Muitas falam que "ganham na qtde"... Tb não entendo essa matemática. Enfim, vc disse tudo. Tb não abaixo preço por conta da concorrência. Azar dela que trabalha mais por menos; eu prefito trabalhar menos(que elas, talvez...) pelo justo.

Paulets disse...

A D O R E I
Se não valorizarmos nosso trabalho ninguém mais o fará.
um beijo sua linda

Renata Daminelli disse...

Sábias palavras Cris!!!! é muito bom saber que todas passamos pelos mesmos perrengues...
Bjs

Luciana D´Agosto disse...

Cris, arrasou!
Texto divertidíssimo e super relevante!
Infelizmente vivemos no país do jeitinho, do descontinho, da promoção.
Uma lástima!!
Mas o caminho é esse mesmo! VALORIZAÇÂO do trabalho!!
Nosso trabalho vai muito além. Fazemos ARTE!!

Renata Prazeres disse...

Cris! ótimo texto e muito bom para doceiras e clientes alinharem as expectativas.
Todo trabalho de qualidade deve ser valorizado... e como dizem por ai: não existe almoço grátis... nem bolo, nem doce, muito menos cupcake decorado! =)
Beijos e parabéns!
Re

Luana Cataldo disse...

A Cris é o cara... por isso que amo muito! Arrasou!
bjs

Divino Quitute disse...

Ótimo post, pq nunca li antes? rs..
Como disse minha sogra: se a pessoa achar caro, que compre na padaria da esquina!
Abraço

Aulas Particulares disse...

Muito útil o post! Obrigado!

Karla Medeiros disse...

Caramba! Acabei de ler tudo o que sempre pensei a respeito de descontos! Está certíssima e eu assino embaixo! Parabéns pelo texto ;) Beijos!

 

Blog Template by YummyLolly.com